BEEEP – primeiro curta mobile da América Latina.


O primeiro caso de “celular com câmera” de que se tem notícia tem mais de duas décadas  que 22 anos. No ano de 1993, o designer Daniel A. Henderson cria o “Intellect”, descrito como um dispositivo de tecnologia foto telefônica sem fio. Ele criou dois protótipos de um produto capaz de receber e exibir (porém não necessariamente “enviar”) imagens e vídeos de um hub de mensagens. Ambos os protótipos estão, hoje, em exibição no Museu Smithsonian, nos EUA.

https://br.financas.yahoo.com/noticias/primeiro-celular-com-c%C3%A2mera-foi-195229882.html#:~:text=No%20Ocidente%2C%20o%20primeiro%20celular,de%20%E2%80%9CSanyo%20Katana%E2%80%9D).

No início dos anos 2000, um dos primeiros telefones celulares com câmera de vídeo (e giratória), foi lançado pela Samsung. O celular fez parte de uma geração de dispositivos móveis que revolucionou a indústria do conteúdo no mundo, transformando pessoas comuns em produtores. Esse meio tão prático e imediato de produzir e gerar conteúdo, potencializado pelas redes sociais, talvez tenha sido a grande revolução do século na área de comunicação e entretenimento.

Lembrei que na época de estudante de cinema em Florença na Itália a grande dificuldade era justamente equipamento audiovisual para produzir, gravar e logo em seguida exibir, compartilhar. Os equipamentos, câmeras, fitas ou filmes, softwares de edição, tudo isso era caro e a exibição para a massa contava apenas com Festivais de Cinema ou a mídia televisiva quase inatingível.

Mas, com este aparelho mobile em mãos tudo mudou! 

E então tive a oportunidade de gravar o que foi apontado pelo Miami Herald, a Folha de São Paulo e o Jornal A Tribuna, na época como primeiro curta mobile da América Latina. Uma obra audiovisual totalmente gravada no celular e com um novo formato de comunicação: vídeos mensagens. Tão comuns nos dias de hoje.

A produção realizada pelo celular com o título de “Beeep” antecipou o que hoje, 20 anos depois, é uma tendência: as vídeo chamadas ou vídeo mensagens realizadas pelo mobile com total praticidade e imediatismo.

O processo de construção do roteiro foi experimental e pelo próprio celular. 

Deixei uma mensagem intrigante no telefone de alguns amigos em Miami, São Paulo, Buenos Aires, e por um tempo desapareci, não atendia o celular e esperava que me enviassem suas mensagens em busca de uma resposta; foram muitas as mensagens de retorno, um laboratório de criação para captar o imaginário das pessoas e com se relacionavam com a câmera do celular nesse novo formato de comunicação.

O compilado dessas mensagens hilárias deixadas no meu celular deu origem ao roteiro de “Beeep”, uma série de vídeos curtos com personagens inusitados, enviados para o telefone celular da protagonista, a Manu, uma amiga que desapareceu depois de uma festa sinistra em South Beach – Miami, Florida. 

Ao longo do curta mobile, através dessas mensagens em vídeo das personagens, é possível juntar as peças do enigma e tentar descobrir o paradeiro da protagonista que só reaparece no final.

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