MOBILE

BEEEP – primeiro curta mobile da América Latina.

O primeiro caso de “celular com câmera” de que se tem notícia tem mais de duas décadas. No ano de 1993, o designer Daniel A. Henderson cria o “Intellect”, descrito como um dispositivo de tecnologia foto telefônica sem fio. Ele criou dois protótipos de um produto capaz de receber e exibir (porém não necessariamente “enviar”) imagens e vídeos de um hub de mensagens. Ambos os protótipos estão, hoje, em exibição no Museu Smithsonian, nos EUA.

https://br.financas.yahoo.com/noticias/primeiro-celular-com-c%C3%A2mera-foi-195229882.html#:~:text=No%20Ocidente%2C%20o%20primeiro%20celular,de%20%E2%80%9CSanyo%20Katana%E2%80%9D).

O primeiro curta metragem produzido por telefone celular da América Latina.
Produzido com o primeiro telefone lançado nos Estados Unidos com câmera de vídeo, esse curta foi gravado na cidade de Miami em janeiro de 2003, sendo apontado pela mídia como o pioneiro na produção audiovisual mobile na América Latina.
O curta é feito de vídeo – mensagens que várias pessoas deixaram no telefone celular da personagem principal que desapareceu. A cada mensagem o público recebe uma nova pista de quem é essa personagem misteriosa.
Link trailer: http://www.youtube.com/watch?v=bpep5vc0kYo

No início dos anos 2000, um dos primeiros telefones celulares com câmera de vídeo (e giratória), foi lançado pela Samsung. O celular fez parte de uma geração de dispositivos móveis que revolucionou a indústria do conteúdo no mundo, transformando pessoas comuns em produtores. Esse meio tão prático e imediato de produzir e gerar conteúdo, potencializado pelas redes sociais, talvez tenha sido a grande revolução do século na área de comunicação e entretenimento.
Lembrei que na época de estudante de cinema em Florença na Itália a grande dificuldade era justamente equipamento audiovisual para produzir, gravar e logo em seguida exibir, compartilhar. Os equipamentos, câmeras, fitas ou filmes, softwares de edição, tudo isso era caro e a exibição para a massa contava apenas com Festivais de Cinema ou a mídia televisiva quase inatingível.
Mas, com este aparelho mobile em mãos tudo mudou! 
E então tive a oportunidade de gravar o que foi apontado pelo Miami Herald, a Folha de São Paulo e o Jornal A Tribuna, na época como primeiro curta mobile da América Latina. Uma obra audiovisual totalmente gravada no celular e com um novo formato de comunicação: vídeos mensagens. Tão comuns nos dias de hoje.

OS PRIMEIROS VIDEOCLIPES MOBILE DO BRASIL

Os primeiro videoclipes brasileiros gravados com telefone celular e em ação colaborativa.

O videoclipe – documental da banda de rock Detonautas Rock Clube foi totalmente gravado com telefone celular. Na ação foi usado mais de 10 telefones celulares distribuídos para as pessoas que eram surpreendidas nas locações visitadas pela banda durante a gravação.

O primeiro videoclipe gravado no #celular no Brasil em 2007; “O retorno de Saturno” da banda carioca Detonautas Roque Clube marcou história sendo premiado 3 x na mesma noite durante o Festival Curta Santos.

PATO FU

O videoclipe da banda Pato Fu foi gravado utilizando dois celulares simultaneamente ao mesmo tempo criando um campo tri dimensionais à imagem.

VIVENDO DO OCIO

O videoclipe da banda baiana Vivendo do ócio, considerado pela imprensa e crítica como “o anti-clipe” por quebrar todas as estruturas de edição e divulgação, teve sua propagação primeiro nas redes sociais.

O clipe foi desmenbrado estrategicamente em 04 partes e espalhadas pelas plataformas web.

conteúdo gravado por fãs da banda: http://www.youtube.com/watch?v=pqZ1xaWxe1E
conteúdo gravado pela banda: http://www.youtube.com/watch?v=i8sXaXoXY58
Para comemorar os 50 anos de carreira do maior ícone pop da música brasileira, o rei Roberto Carlos, o Fantástico, programa dominical da TV Globo produziu junto a Set Experimental o primeiro videoclipe em celular da emissora.
O clipe inovador conta com a presença de celebridades do universo pop, cantoras e fãs do rei.
Como será:  Nesse espaço pensamos em construir uma parede de vídeo mapping para projetar o videoclipe, fotografias e textos em homenagem ao rei.

Dois vídeos experimentais foram produzidos pela Set Experimental para a  seleção pelo Mofilm- Festival Mobile de Cannes.

A intenção era explorar ao máximo essa nova mídia.

O primeiro, Ponto of View, mostra a versatilidade do telefone celular sendo colocado a prova em ângulos inusitados onde uma câmera tradicional não poderia.

O segundo, Global Warming, utilizou apenas um telefone celular e um palito de fósforo para passar mensagens de como podemos economizar recursos naturais.

Esse dois trabalhos finalizam o primeiro espaço com uma mensagem clara: o que você pode fazer com um celular em suas mãos?

Estrelada pela revista Playboy com a atriz Cléo Pires na capa, Set Experimental® lança a moda no Twitter e edita em 7 capítulos a fotonovela #vidadefestival.
O resultado foi uma mídia espontânea espalhada pela web e mais de 13mil seguidores acompanhando pelo Twitter as aventuras dessa divertida fotonovela entre Miami e Nova York.

O projeto 5#CALLS foi totalmente gravado e editado no telefone celular do diretor Giuliano Chiaradia utilizando todos os recursos do seu próprio aparelho móvel. Os roteiros foram enviados por SMS para as atrizes Guta Stresser, Natalia Lage, Amanda Ritcher, Graziela Schmmit e Julianne Trevisol.
Além disso, como trilha sonora cada vídeo foi sonorizada com ring tones de celular e até mesmo wallpapers do telefone foram usados como gráficos.
Toda essa experimentação faz de 5#CALLS um projeto 100% mobile explorando ao máximo todos os recursos e possibilidades dessa nova mídia: imediatismo, mobilidade, ângulos inusitados, praticidade.
Selecionado pelos Festivais de Cannes 2012, Festival Internacional da Imagem na Colômbia 2012, Festival Internacional de Filmes Curtíssimos em Brasília 2011 e no 2nd International Mobile Innovation Screening 2012 em Wellington (Nova Zelândia) o projeto 5#CALLS foi apresentado como estudo de “case” em Berlim, na Alemanha, durante a Campus Party Euro 2012.
A experiência contou com telefones celulares que gravam e transmitem ao vivo pela internet, o que permitiu com que o público acompanhasse as gravações em tempo real pelas redes sociais.
O resultado final é uma coletânea de 05(cinco) vídeos arte, making of, SMS text, fotos e wallpapers que fazem parte de uma produção inovadora no gênero das novas mídias.
 
Link Making Of: http://www.youtube.com/watch?v=j682Pmm_YDs